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CEFET-MG

Informações

Última modificação: Segunda-feira, 25 de setembro de 2023

VII SEMGED – Seminário de Moda, Gestão e Design

 De 28 a 30 de novembro de 2023

Temática: Ancestralidade

Submissão de Trabalhos até 31/10/2023

O 7º Seminário de Moda, Gestão e Design (SEMGED) é um evento gratuito organizado pelo Grupo Núcleo de Pesquisa em Vestuário e Moda (NUPEVEM). Portanto, trata-se de uma parceria das seguintes instituições: (1) Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-MG Divinópolis); (2) Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG Divinópolis); (3) Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IFSUDESTEMG – Muriaé) e (4) Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

É a sétima edição do evento que ocorrerá no período de 28 a 30 de novembro de 2023, no CEFET-MG / Campus Divinópolis. 

O objetivo do SEMGED é criar um espaço interdisciplinar de diálogos acadêmicos a partir de debates científicos, tecnológicos, culturais e artísticos, bem como fazer a interação entre ensino, pesquisa e extensão. 

No SEMGED 2023 haverá apresentação cultural, lançamento de livro, mesa redonda, apresentação de trabalhos, exposição e desfile. A sétima edição do evento terá como tema: Ancestralidade.

A ancestralidade pode ser compreendida como herança ou linhagem familiar de indivíduos ou grupos e diz respeito à hereditariedade biológica e cultural. Parte fundamental da identidade dos sujeitos e grupos sociais, determina muitos aspectos de suas vidas, os quais incluem genética, cultura, crenças, práticas, tradições e valores. É possível dizer que a ancestralidade é um fio que tece passado, presente e futuro, uma trama que conecta humanidades.

O debate sobre esse tema tem ganhado corpo, dada a notória fragmentação da mídia hegemônica, o que fez emergir novos e fortalecer movimentos já existentes que buscam contar histórias e honrar origens, a fim de construir presentes e futuros mais plurais. Nesse viés, atores sociais antes apagados pelas narrativas dominantes convidam o mundo a abarcar novas narrativas que celebrem as diversas histórias e existências, e imprime a urgência de se reconhecer e honrar “quem veio antes”.

Como fenômeno cultural que, simultaneamente, espelha e concebe as transformações que ocorrem na sociedade, a moda tem dado ênfase à temática. Cabe destacar, no entanto, que a inter-relação entre moda e ancestralidade precede essa tendência, uma vez que moda é linguagem e, enquanto discurso, se faz na história, cumpre papel de mediadora entre o sujeito e o mundo, é locus onde as ideologias, as identidades, as corporalidades e suas performances são materializadas e historicizadas. É frequente, portanto, que produtos de moda integrem saberes e fazeres, e referenciem elementos simbólicos de diferentes culturas e épocas.

A ancestralidade na moda refere-se à incorporação de elementos culturais, estéticos e tradicionais de grupos étnicos e comunidades históricas em peças de vestuário, acessórios e estilos contemporâneos. Essa prática busca homenagear e celebrar a herança cultural, transmitindo significados e histórias profundas através da moda (SANTOS e SANTOS, 2018)”. Por meio da recuperação e preservação de tradições, e da adoção de práticas e conhecimentos de povos originários e agrupamentos étnicos, a conexão moda-ancestralidade envolve a homenagem, o resgate cultural, a perpetuação e atualização de narrativas do passado. Esse olhar da moda para a ancestralidade diz sobre a urgência de se reconhecer a pluralidade e a riqueza de culturas silenciadas e pouco representadas, a relevância do diálogo intercultural para promover a conscientização a respeito da diversidade e inclusão – temas caros à inovação – e construir um legado para a existência cotidiana.

Os cinco Grupos de Trabalho abordarão questões relacionadas ao Design e à Moda e Ancestralidade e se dividem em: GT1 – Design e seus processos; GT2 – Representações e discursos; GT3 – História, Arte, Cultura e Ancestralidade; GT4 – Inovação e Gestão em Design e Moda e GT5 – Desenvolvimento Sustentável.

Comissão Organizadora:

  1. Antônio Guimarães Campos (CEFET-MG)
  2. Carlos Augusto Reinke (NUPEVEM)
  3. Cíntia de Oliveira Teixeira Sousa (UNA)
  4. Clarissa Alves de Novaes (NUPEVEM)
  5. Clícia Ferreira Machado (NUPEVEM)
  6. Cristiane Aparecida Gontijo Victer (NUPEVEM)
  7. Débora Pires Teixeira (NUPEVEM)
  8. Dênis Geraldo Fortunato Fraga (CEFET-MG)
  9. Edilson Hélio Santana (CEFET-MG)
  10. Fernanda Rodrigues Ferreira (NUPEVEM)
  11. Giovani Moreira dos Santos (NUPEVEM / UFMG)
  12. Glauciene de Oliveira (UNA / SENAI)
  13. Hemilly Brugnara Lara (CEFET-MG)
  14. Joanice Maria Barreto (CEFET-MG)
  15. Liliane Monteiro Teixeira (UMA/NUPEVEM)
  16. Lucília Lemos de Andrade (CEFET-MG)
  17. Maria de Lourdes Couto Nogueira (CEFET-MG)
  18. Maria dos Anjos Beirigo Cunha (CEFET-MG)
  19. Patrícia Aparecida Monteiro (CEFET-MG)
  20. Renata Pinheiro Loyola (UEMG)
  21. Rodrigo Bessa (CEFET-MG)
  22. Sinara Cardoso (UNA)

CONTATO

E-mail: nupev@gmail.com

REALIZAÇÃO

Grupo de Pesquisa NUPEVEM (Núcleo de Pesquisa em Vestuário e Moda) 

INSTITUIÇÕES PROMOTORAS

Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-MG) – Divinópolis

UEMG – Divinópolis

UFRRJ

IFSUDESTEMG – Campus Muriaé