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CEFET-MG

Confira os Grupos de Trabalhos do SEMGED 2025

Segunda-feira, 19 de maio de 2025
Última modificação: Segunda-feira, 19 de maio de 2025

Grupo de Trabalho 1 – Design e seus processos

Coordenação: Dênis Fraga (CEFET-MG), Glauciene Oliveira (UNA – Divinópolis)  e Patrícia Monteiro (CEFET-MG)

Este GT tem como objeto de estudo o diálogo entre as diversas faces dos processos criativos e produtos, e possíveis aplicabilidades no campo do design. As etapas para concepção de produtos e as técnicas e tecnologias aplicáveis ao processo. As diversas metodologias de planejamento, desenvolvimento, criação e processos produtivos do design. Além disso, o GT abre espaços para a diversidade e inovação de uso de materiais e suas formas de utilização. As fontes de pesquisas utilizadas nos processos criativos, produtivos e suas vertentes.

Palavras-chave: Criatividade, Design, Materiais, Metodologias, Processos e Técnicas.

Grupo de Trabalho 2 – Representações e discursos

Coordenação: Cristiane Aparecida Gontijo Victer (CEFET-MG), Monique de Alvarenga Pinto Cotrim (CEFET-MG) e Renata Loyola (UEMG).

Este GT, de forma multidisciplinar e interdisciplinar, tem interesse por todos os temas relacionados aos campos das representações e dos discursos presentes nas áreas de design, moda e na comunicação. Isto parte do momento em que as representações se configuram, na contemporaneidade, como um sistema alicerçado em valores, ideais e interações, permitindo aos sujeitos nortearem a sua compreensão de mundo e promovendo uma forma de comunicação entre os indivíduos de um determinado grupo ou comunidade. Sob esta perspectiva, é possível reconhecer que em nossa sociedade os discursos se tornam meios capazes de conceder a pluralidade de representações voz dentro dos arranjos sociais.

E sendo a moda e o design, formas de linguagem que perpassam uma relação entre consumo, estética, comportamento, cultura, comunicação, etc.; é que se estabelece estes itens como eixos centrais das discussões deste GT.

Portanto, estudos que desenvolvam uma abordagem relativa ao design nas suas relações simbólicas dos objetos; moda e seus aspectos discursivos; representações mediáticas; identidade em toda sua pluralidade; representações hegemônicas e marginalizadas no âmbito da moda e do design; cultura e suas relações possíveis; os processos semióticos intrínsecos ao design e a moda, corpos e suas manifestações na moda e na comunicação, serão bem vindos para compartilharem suas experiências e conhecimentos sobre estes temas.

Palavras-chave: Diversidades, Linguagem, Conectividade, Mídias Digitais, Representações e Semiótica.

Grupo de Trabalho 3 – História, Arte e Cultura

Coordenação: Clarissa Alves de Novaes (IFSUDESTEMG Campus Muriaé), Eliza Dias Moller (NUPEVEM) e Liliane Teixeira (NUPEVEM). 

O GT investiga a moda e as suas conexões, convergências e relações com a arte e o design, mediante abordagens teóricas e metodológicas embasadas em processos e interpretações históricas, artísticas e culturais. Engloba projetos cujos temas estejam voltados aos processos artísticos, reflexões, análises críticas, históricas, filosóficas e sociológicas da arte e/ou da moda, em contextos diversos.

A área de conhecimento no campo de linguagens artísticas e culturais compreendidas como eixos interdisciplinares e transversais. Além de campo aberto a reflexões sobre a pluralidade e a diversidade, sendo a arte e a cultura nesta perspectiva, princípios de transformação e hibridação na contemporaneidade.

Este grupo de trabalho, objetiva fomentar debates acerca dos processos que envolvem moda combinados com arte, cultura das aparências e as diversas formas de manifestações. Trabalhos que investiguem grupos e sujeitos, bem como suas visibilidades e invisibilidades. Os estudos das historicidades dos ofícios e das instituições marcantes para a moda e vestuário.

Palavras-chave: Arte, História, Moda, Cultura, Corporalidade.

Grupo de Trabalho 4 – Inovação e Gestão em Design e Moda

Coordenação: Clícia Machado (CEFET-MG / NUPEVEM), Edilson Santana (CEFET-MG) e Giovani Santos (NUPEVEM / UFMG).

Este GT contempla estudos ou ensaios que busquem explorar a inovação, o uso da inteligência artificial, as novas tecnologias emergentes e a gestão no campo do design e na área do design de moda, bem como suas implicações no desenvolvimento das organizações contemporâneas. A atuação deste GT está centrada na pesquisa e inovação em processos, métodos, técnicas, produtos e serviços que gerem novas tecnologias de produção e de gestão, tendo como foco a difusão de conhecimentos estratégicos para a inovação em negócios de moda.

Palavras-chave: Design, Inteligência Artificial, Inovação, Gestão e Negócios de Moda.

Grupo de Trabalho 5 –  Sustentabilidade

Coordenação: Fernanda Rodrigues Ferreira (NUPEVEM), Hemilly Brugnara Lara (CEFET-MG) e Lucília Andrade (CEFET-MG)

A sustentabilidade tem permeado as diversas áreas do campo da moda e do design. Neste contexto, as pesquisas oriundas do campo dos resíduos, da produção mais limpa, comportamento do consumidor devem permear o tripé da sustentabilidade. Desta forma este GT abre uma discussão de se pensar a moda e o design apoiado no campo social, econômico e ambiental. 

Este grupo busca abarcar estudos de produtos e processos com cunho mais sustentável, seja através de matérias-primas ao longo do processo produtivo ou do consumo consciente de energia. 

Estudos sobre fibras mais ecológicas, ou mesmo com a conscientização maior por parte dos consumidores. Pensando no tripé da sustentabilidade e entendendo que a mesma deve estar em todo o processo, os estudos buscam interlocução através da moda com a economia circular e com a economia solidária.

Palavras-chave: Design, Economia Circular, Moda, Resíduos e Sustentabilidade.