8º Seminário de Moda, Gestão e Design (SEMGED) terá como tema “Humanidades e Artificialidades”
Quarta-feira, 5 de junho de 2024
Última modificação: Segunda-feira, 10 de junho de 2024
O 8º Seminário de Moda, Gestão e Design (SEMGED) é um evento gratuito organizado pelo Grupo Núcleo de Pesquisa em Vestuário e Moda (NUPEVEM). Portanto, trata-se de uma parceria dos docentes das seguintes instituições: (1) Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-MG Divinópolis); (2) Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG – Divinópolis); (3) Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IFSUDESTEMG – Muriaé) (4) Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), (6) Faculdade UNA – Divinópolis e (7) Faculdade Anhanguera – Divinópolis.
A oitava edição do evento ocorrerá de forma híbrida, ou seja, presencial e virtual, no período de 27 a 29 de novembro de 2024, no CEFET-MG / Campus Divinópolis, e também por meio de transmissão online.
O objetivo do SEMGED é criar um espaço interdisciplinar de diálogos acadêmicos a partir de debates científicos, tecnológicos, culturais e artísticos, bem como fazer a interação entre ensino, pesquisa e extensão.
O SEMGED 2024 contará com palestras, exposições de trabalhos e grupos de trabalho. A oitava edição do evento terá como tema: Humanidades e Artificialidades.

A discussão sobre “Humanidades e Artificialidades”, pode-se dizer, é quase obrigatória, num contexto de onipresença da tecnologia e de expansão do uso da inteligência artificial generativa. Sob esse viés, faz todo o sentido buscar esgarçar a relação homem-máquina – que não se esgota – no âmbito do design, da gestão e da moda. À primeira vista, os termos, que parecem totalmente antagônicos, têm mais em comum do que se imagina – um breve passeio pela origem das palavras, amplia os seus sentidos primeiros, intuitivos, e nos dão pistas de suas aproximações. E também desvelam os traços dessa relação que, hodiernamente, se mostra não somente plural, dada a polissemia dos vocábulos, mas, e sobretudo, simbiótica em sua esfera prática. E que, em virtude da sua relevância atual e seu caráter de ‘re-inovação’, justifica e clama por reflexão, debate, estudos e pesquisas no ambiente acadêmico.
Os cinco Grupos de Trabalho abordarão questões relacionadas ao seus temas, e se dividem em: GT1 – Design e seus processos; GT2 – Representações e discursos; GT3 – História, Arte e Cultura; GT4 – Inovação, Inteligência Artificial e Gestão em Design e Moda e GT5 – Desenvolvimento Sustentável.